segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sensor de movimento

Pretendia tirar uma foto pessoalmente do sensor de movimento do alarme da casa de uma amiga, mas nenhuma foto ficou boa então utilizarei como ilustração uma imagem da internet mesmo.



O que é sensor de presença/movimento?


Sensor de movimento é um equipamento eletrônico que identifica a presença de qualquer coisa que se mova dentro do seu raio de ação.

Em que ele pode ser usado?

O sensor de movimento pode ser usado para acionar
um alarme, acender a luz, abrir uma porta de shopping entre muitas outras possibilidades.

Como ele funciona?
Como existem vários tipos de sensores de movimento, escolherei falar apenas do sensor infra vermelho, tendo como exemplo o usado em alarme.

"O sensor de movimento na maioria das lâmpadas automáticas (e sistemas de segurança) é um sistema passivo que detecta energia infravermelha. Esses sensores são conhecidos como detectores PIR (infravermelho passivo) ou sensores piroelétricos. Para fabricar um sensor que possa detectar uma pessoa, é necessário fazer com que o sensor seja sensível à temperatura do corpo humano. Pessoas, que têm a temperatura da pele ao redor de 34°C, irradiam energia infravermelha com comprimento de onda entre 9 e 10 micrômetros. Portanto, os sensores são normalmente sensíveis na faixa dos 8 a 12 micrômetros.

Os dispositivos são simples componentes eletrônicos simples como um fotosensor. A luz infravermelha joga elétrons em um substrato e esses elétrons podem ser detectados e amplificados em um sinal. Você provavelmente deve ter notado que a luz é sensível ao movimento, mas não a uma pessoa que fica parada. Isso acontece porque o pacote eletrônico preso ao sensor fica aguardando uma mudança rápida na quantidade de energia infravermelha que está enxergando. Quando uma pessoa caminha perto do sensor, a quantidade de energia infravermelha no campo de visão muda rapidamente e é facilmente detectada. Você não quer que o sensor detecte alterações pequenas, como a calçada esfriando à noite.

O sensor de movimento da lâmpada automática possui um amplo campo de visão devido à lente que cobre o sensor. A energia infravermelha é uma forma de luz, portanto você pode focalizá-la e flexioná-la com lentes de plástico. Mas não é como se existissem sensores com feixe 2-D. Existe um único sensor no interior buscando alterações na energia infravermelha."

(fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090902190527AAQKG0M)


Em que o sensor de movimento pode se ligar a design?

O fato do sensor de movimento proporcionar uma ação automática ao ser ativado abre um leque enorme de possibilidades de uso para o design. Um exemplo disso são os brinquedos que ao se passar a mão na rente da cabeça eles se movem ou cantam.

Outro exemplo mais atual é o do iphone, que como podemos verno video, utilizou o sensor de forma bem lúdica.



Já de olho no futuro, ouso mostrar também o Project Natal Xbox 360, que capta seu movimento e faz com que você seja seu próprio controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário